Areal RJ – UCAMPROMINAS – Universidade Candido Mendes

A Universidade Candido Mendes e o Instituto Prominas chegaram a Cidade de Areal no Vale do Paraíba / RJ, com cursos de Pós Graduação – Lato Sensu, Aperfeiçoamento, Extensão, Qualificação e Capacitação. Agora você não precisa mais sair de sua cidade para estudar sua Especialização.

Conheça um pouco mais da Cidade de Areal – Rio de Janeiro

Logo UCAM

Areal é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a uma latitude 22º13’50” Nordeste e a uma longitude 43º06’20” Norte, estando a uma altitude de 444 metros. Sua população estimada em 2010 era de 11.421 habitantes, e sua área territorial é de 110,919 km².

A história da criação e desenvolvimento de Areal começa com a decadência do Ciclo de Ouro em Minas Gerais. Em busca de novas atividades econômicas para expansão, exploradores e colonizadores viram no plantio do café uma saída, pois naquela época tinha se tornado uma atividade promissora. Como as terras de Minas não eram exatamente apropriadas para esse tipo de lavoura, brasileiros e portugueses se deslocaram em direção a província do Rio de Janeiro, passando pela região arealense.

Durante o percurso vários desbravadores permaneceram na região, na expectativa de desenvolver algum tipo de comércio, como o abastecimento de tropas e tropeiros que por ali passavam, além de prestarem serviços de suprimento das lavouras. E através da parada (ou estação para diligência) surgiu outro tipo de atividade como a troca de animais de tração no percurso, abastecimento, compra e venda de produtos, especialmente pelo fato da estação estar próxima a cidades vizinhas. Foi criada então a estação inicial e terminal da linha de diligências entre Areal e Três Rios (na época conhecida como Entre Rios).

instituto prominas - logo fundo brancoO nome da cidade surgiu devido ao areal que existia no local onde, atualmente, está a Igreja do Centro da cidade. Quando os viajantes eram indagados sobre o ponto no qual parariam ou desembarcariam, os mesmos, por não saberem e não existir um nome definido para o lugar, diziam que o seu destino era uma parada onde havia um areal. Por ser de uso comum, o nome ficou e a Estação passou a ser conhecida como “Estação Areal” ou “Parada Areal”. Uma curiosidade é que antes de ser definido como 7º distrito de Paraíba Sul, em 17 de dezembro de 1895 com o nome oficial de Areal e, com a mesma denominação como o 4º distrito de Três Rios, seu nome era o de Barra do Rio Preto.

Atualmente, com uma população de aproximadamente 13 mil habitantes, Areal, além de ser parte da história do país e de fazer parte do Caminho Novo da Estrada Real, se destaca pela beleza natural, atraindo turistas para atividades ao ar livre com cavalgadas ecológicas, caminhadas monitoradas, visitação de floriculturas, orquidários, fazendas e sítios que fabricam queijos, doces e licores caseiros, entre outros.

Anúncios