O PEDAGOGO E O MERCADO DE TRABALHO

PEDADOGO - POST NOTICIAHoje,  os PEDAGOGOS possuem um mercado de trabalho com muitas possibilidades e em expansão, podendo atuar em vários segmentos como educação, empresas públicas e privadas, organizações não-governamentais, editoras, hospitais, empresas de comunicação e consultorias. Entendendo que em todos estes espaços há a possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento profissional e pessoal.
A área da Educação oportuniza docência na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, educação de jovens e adultos, educação indígena, educação especial, educação à distância e nas matérias pedagógicas em cursos normais.
Há espaço na Gestão de escolas, em orientação e supervisão escolar, com possibilidades de atuação em Secretarias de Educação – no setor pedagógico e na coordenação de projetos. Outros campos importantes são a consultoria no desenvolvimento de projetos sócio educativos, projetos para instituições de ensino, produção e acompanhamento de programas infantis para rádio e televisão, como também trabalhar no desenvolvimento e aprovação de produtos pedagógicos como brinquedos, livros, jogos eletrônicos e sites infantis.
O conhecimento pedagógico aliado ao entendimento que o Pedagogo possui das relações interpessoais e das diferenças individuais possibilita sua atuação no contexto organizacional, como um facilitador nos processos relacionados ao desenvolvimento de competências para o desempenho ideal de cada função. Este profissional é absorvido por empresas públicas e privado, trabalhando na área de Recursos Humanos, nos subsistemas de Treinamento; Desenvolvimento e Educação; Recrutamento e Seleção; Gestão da Qualidade; e parceria com a área de Responsabilidade Social em seus projetos. Podendo atuar na preparação dos profissionais técnicos da organização, que desejam ministrar cursos internos, orientando no aspecto pedagógico, na definição de conteúdos e na elaboração de material didático.
O papel do Pedagogo Organizacional é o de diagnosticar necessidades, planejar, controlar, gerenciar e avaliar a aprendizagem, promovendo a melhoria e qualidade dos diversos processos organizacionais.
Em outros espaços não escolares, o Pedagogo tem a possibilidade de trabalhar em Hospitais, na assessoria pedagógica, como contador de histórias, recreação, cuidando da aprendizagem das crianças internadas, da organização e orientação em brinquedotecas. O espaço nas ONGS, Conselhos Tutelares, Educação Ecológica e Educação Ambiental.
Hoje já se percebe que o Pedagogo não é apenas um profissional da Educação que atua somente em escolas, temos uma visão ampliada da importância da inserção dessa atividade nos diversos setores do mercado como um facilitador da transmissão do conhecimento e agregador para o desenvolvimento das pessoas, das organizações e do País.
 No Brasil, o pedagogo pode atuar apenas com a graduação, mas a busca de especializações, cursos livres, pós-graduação pode ajudar a focar ainda mais na área de escolha, além de valorizar a formação.
Anúncios