Brasil Sofre com Falta de Profissionais de Logística

A estabilização econômica,  a expansão do comércio internacional e o aumento do comércio eletrônico são fatores que contribuíram para o crescimento do segmento de logística. 
 
Para suportar este aumento de demanda, o Brasil tem muito a fazer, uma vez que os aspectos logísticos impactam muito na formação do preços dos produtos. O custo logístico brasileiro é um dos maiores do mundo, pois as melhores rodovias estão concentradas apenas em algumas regiões do País, várias estradas estão em más condições, a malha ferroviária é pequena e os portos e aeroportos tem muitos aspectos a serem aprimorados. 
 
E, ainda, o principal gargalo, segundo especialistas do setor, é a  carência de profissionais qualificados, em todos os níveis, desde motoristas até diretores de logística. 
 
Muitos administradores e engenheiros já atuam nessa área e, atualmente, existem cursos superiores e de nível técnico específicos em logística. Isso quer dizer que a qualificação é a palavra chave.
 
Algumas características são muito importantes para o profissional ser bem sucedido nessa área como: familiaridade com os recursos tecnológicos e uma constante busca por novas ferramentas. Agilidade para dar respostas aos problemas, boa capacidade de raciocínio lógico e analítico, direcionamento para atingir resultados e cumprimento de prazos e, principalmente foco na satisfação do cliente. Habilidade de negociação com clientes e fornecedores também é fundamental.  
 
Anúncios