Pós Graduação Univ Candido Mendes – UCAM/Prominas – Itatiaia RJ

A Universidade Cândido Mendes e o Instituto Prominas chegaram a Cidade de Itatiaia no Vale do Café – RJ, com cursos de Pós Graduação – Lato Sensu (Especialização / 6 Meses / 495hs), Aperfeiçoamento, Extensão, Qualificação e Capacitação. Agora você não precisa mais sair de sua cidade para estudar sua Especialização. Não perca esta oportunidade, ligue para nós que indicaremos o representante credenciado mais próximo.

Central de Atendimento: (21) 2682-1271 / (21) 8641-1628 / (21) 8112-1604 

E-mail: eadriodejaneiro@gmail.com

Conheça um pouco mais da Cidade de Itatiaia – Rio de Janeiro

Itatiaia é um município brasileiro do Estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a uma latitude 22º29’29” sul e a uma longitude 44º33’33” oeste. Sua população estimada em 2008 era de 34.595 habitantes. Situa-se na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira.

A temperatura média anual varia entre 15 e 27 graus Celsius, podendo chegar a 5 graus Celsius no inverno. A altitude mínima de Itatiaia é de 505 metros, no entanto atinge 2.291 metros perto do Pico das Agulhas Negras, que faz parte do Parque Nacional de Itatiaia.

Possui uma área de 225,54 km² subdividida em dois distritos: Itatiaia (sede) e Penedo, que gera grande parte da renda do município, devido ao turismo.

“Itatiaia” é um termo tupi que significa “pedra pontuda”, através da junção dos termos itá (“pedra”) e atîaî (“pontudo”)[

Em Itatiaia, o visitante encontra montanhas, com ótimos lugares para a prática de escalada e florestas úmidas, com cachoeiras.

Além do Parque Nacional de Itatiaia, Itatiaia conta ainda com outros destinos turísticos, como a Usina Hidrelétrica do Funil, pertencente à estatal Furnas Centrais Elétricas, a Colônia Finlandesa de Penedo e as vilas de Maromba e Maringá, ambas na região de Visconde de Mauá.

O Parque Nacional de Itatiaia, localizado na cidade, é um atrativo a parte, sendo a mais antiga unidade de conservação do Brasil, criado em 14 de junho de 1937. Divide-se em dois ambientes distintos:

  • Sede do Parque (parte baixa) – tem como atrativos o Lago Azul, as Cachoeiras Poranga, Itaporani e Véu de Noiva, os Três Picos, o Complexo Maromba, com a piscina natural do Maromba, a Pedra de Fundação e o Mirante do Último Adeus.
  • Planalto (parte alta) – encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios integrantes das bacias hidrográficas do Rio Paraíba do Sul e do Rio Grande. Seu acesso se dá pela via Presidente Dutra, entrando em Engenheiro Passos, e pegando a rodovia Rio de Janeiro-Caxambu, na altura da Garganta do Registro, sinalizada, tem início a estrada de chão batido e a entrada do Parque. É na parte alta que encontra-se o Pico das Agulhas Negras e o Maciço das Prateleiras.

No município localiza-se o Centro de Recuperação de Itatiaia (CRI), com sede no bairro vila benfica, distante cerca de 4,5 km do centro da cidade. Vizinho ao Parque Nacional de Itatiaia, esta importante Organização Militar de Saúde é a única do Exército Brasileiro destinada ao atendimento de pacientes psiquiátricos crônicos de difícil recuperação, tanto do segmento masculino ou feminino e seus dependentes. O CRI possui ainda, um Hotel de Trânsito com 36 apartamentos, denominado Centro Sargento Max Wolff Filho, em homenagem ao herói da FEB na 2ª Guerra Mundial

O policiamento ostensivo da cidade está a cargo da 2ª Companhia do 37º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (37º BPM/2ªCia), com sede no Centro da cidade, contando Itatiaia, ainda, com um Posto de Policiamento Comunitário no distrito de Penedo.

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro mantém no município a 99ª Delegacia Policial (99ª DP), subordinada à 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (9ª CRPI).

A prefeitura também possui uma equipe de Defesa Civil, para monitoramento e auxílio da população em caso de desastres naturais, bem como mantém uma Guarda Municipal, responsável pela vigia do patrimônio público e organização do trânsito na cidade.

O município é assistido pelo 23º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, cuja sede situa-se no município vizinho de Resende.

Servidores da Prefeitura de Itatiaia e do Governo do Estado tem descontos exclusivos.

Ligue e Confira: (21) 2682-1271

Anúncios