Pós-Graduação faz a diferença em concursos públicos – Parte 2 – Vantagens da Pós-Graduação na conquista de um cargo público

No caso dos cargos públicos, esta especialização, além de contribuir como vantagem para atuar em determinada área, oconhecimento adquirido auxilia bastante na obtenção de pontos nas provas cujas vagas são para nível médio e superior. A especialização, segundo a resolução número 75 do Conselho Nacional de Justiça, só conta para a avaliação de títulos no curso. Aparentemente essa pontuação por títulos pode não ser tão significativa, mas quem não possui simplesmente não pontua e, em caso de empate, este é um critério utilizado para a seleção dos candidatos.

Nos concursos como da Câmara dos Deputados, Senado Federal e Petrobrás, que possuem um número elevado de concorrentes, essa prova de títulos tem um peso grande na hora da classificação dos candidatos, pois ao encontrar um número grande de pessoas disputando uma vaga, o mínimo se torna algo imprescindível para garantir o emprego.

Na atualidade os profissionais sempre estão em busca de umaespecialização viável a sua profissão, alguma forma de crescer e evoluir de forma pessoal e profissional. Como tendência há certa diminuição na quantidade de pessoas que se satisfazem tendo apenas o diploma de conclusão do ensino médio, pois existem diversos cursos técnicos. Do mesmo jeito, é importante que os profissionais graduados não se sintam satisfeitos apenas com o certificado da graduação, mas sim que eles busquem cursar uma especialização na sua área ou em uma área que agrade e tenha maior possibilidade de crescimento ou afinidade. São estas pessoas que terão grandes chances nos concursos públicos, e isto não se deve somente a contagem dos títulos, mas também a carga de conhecimento e experiência já adquiridos.

Dependendo do cargo desejado pelo candidato a uma vaga no setor público, a necessidade da especialização é ainda maior. Quando o concurso prestado é para cargos de chefia, as exigências só aumentam e a responsabilidade de superá-las também. Sendo assim, a pós-graduação terá um grande valor para este candidato e servirá como um apoio e segurança diante dos outros concorrentes.

Há também aqueles cargos públicos onde a especialização, os títulos do profissional não só ajudam na obtenção dos pontos no concurso, como também influenciam na composição da remuneração do profissional. Um exemplo de onde isto ocorre são nas carreiras ligadas ao estado e também ao governo. Já que além da estabilidade, o salário é um grande atrativo para aqueles que buscam uma vaga em cargo público, a pós-graduação acaba sendo essencial para esta aquisição.

Retirado: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/carreira/pos-graduacao-vantagens-concurso-publico

Acesse a 1° Reportagem:   Pós-graduação faz a diferença em concursos públicos – Parte 1 – Início

Anúncios